quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fé e Obras - Aliados na causa de Deus


Texto bíblico básico:  Tiago 2.14-26


Fé e Obras – aliados na causa de Deus


A nossa fé se baseia nas obras que praticamos.  Jesus disse que a árvore é conhecida pelo fruto que produz.  Ele nos chamou para darmos frutos.  Quando entregamos a nossa vida a Cristo, não devemos esperar que Ele nos atenda em tudo o que quisermos, mas sim atendê-lo em tudo o que Ele quiser.  “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”, disse Jesus.  Dê a Ele o seu tempo, sua saúde, suas finanças, sua vida!
A Bíblia registra os grandiosos feitos dos  homens de Deus, chamados para realizarem grandes obras.  Pense em Moisés, Elias, Sansão, Eliseu, Davi, Gideão, Pedro, Paulo e tantos outros homens que entregaram suas vidas a Deus.  Pense nas grandes obras que fizeram.  O que faz você para Deus? Perguntaram certa vez para Jonas:  “qual é a tua ocupação?”    Se pararmos para analisar a vida de vários dos heróis acima, veremos que eles não só falaram, mas também agiram.  Providenciaram o que faltava na vida das pessoas com quem se encontraram.    Eliseu, por exemplo, encontra-se com uma viúva desesperada. Sem conseguir pagar as dívidas que o marido deixara, seus filhos seriam levados como escravos.  O que faz Eliseu?  Apenas dá uma palavra e diz:  “a vida é assim mesmo, a gente deve se conformar?”   Não!   O profeta vai providenciar meios, recursos para que aquela mulher continue tendo uma vida digna ao lado dos filhos dela.  Ela recebe a ajuda de Deus através de Eliseu:  “o azeite é multiplicado!!!” Leia Tiago 2.15,16 e veja o que Deus diz. De que vale apenas a palavra amiga, se a mão amiga não atuar em conjunto?   
Leia a passagem do evangelho de João, no capítulo 6, sobre a multiplicação dos pães e medite.    Jesus não quiz despedir a multidão, que àquela altura estava faminta, sem antes providenciar também o alimento físico.    Cristo se preocupou com o que aquelas pessoas iriam comer.  Elas o estavam seguindo durante um dia inteiro.    Cristo deu a elas o alimento espiritual e também o alimento material.    Mas observe, Jesus mesmo não tinha recursos próprios para alimentar a multidão. “Dai-lhes vós de comer!!!”, disse Jesus ( Lc 9.13 ).   Cristo manda que os discípulos pratiquem a ação de dar!!!  “Duzentos dinheiros de pão não bastariam para alimentar esta multidão”, disse um dos discípulos.  Alguém que estava ali, no meio da multidão de seguidores, é apresentado a Jesus: um rapaz, que tinha cinco pães e dois peixinhos.  Este moço entrega ao Senhor aquilo que ele tem naquele momento.  Na verdade, cinco pães e dois peixinhos eram poucos diante de tão grande povo; mas estavam sendo entregues nas mãos de Cristo, que saberia abençoá-los e multiplicá-los através do seu imenso poder.   Se aquele jovem pensasse que o que ele tinha era tão pouco que não adiantaria dar, talvez o milagre nunca tivesse acontecido. 
É preciso que Deus encontre no meio de seu povo pessoas como aquele rapaz.  Irmãos dispostos a ajudar a multidão faminta.  Entregue a Jesus aquilo que você puder, não aquilo que sobrar. Deus não precisa de nossas sobras, ele quer as nossas primícias.  Tenha a certeza de que Ele fará o melhor possível com a sua oferta.           “Lança o teu pão sobre as águas, que depois de muitos dias o acharás”.
É extremamente gratificante conduzir pessoas a Cristo.  Para que isso aconteça, a obra de Deus precisa de ofertas voluntárias, dos dízimos, da sua fidelidade e voluntariedade.  Deus ama ao que dá com alegria, diz a Bíblia Sagrada.    Através das suas ofertas e dízimos, temos condições de adquirir folhetos, Bíblias, Novos Testamentos para distribuirmos às pessoas que evangelizamos.
Pense no seguinte:  “como ganhar um mendigo para Jesus, se ele não tem sequer o que comer, o que vestir, onde morar???” Releia Tiago 2.15,16.   Se todos nós entregarmos a Deus as nossas ofertas e dízimos, se todos nós formos fiéis, teremos como ajudar muitas pessoas necessitadas, famintas, desesperadas. 
Encerrando esta curta mensagem, digo a você querido:  “Não queira miséria em sua vida, pois a Bíblia diz que o amor ao dinheiro é a raiz de toda  miséria ( 1 Tm 6.10 )”.  Seja fiel!  “Fostes fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, disse Jesus!!!”
Deus te abençoe em nome de Jesus Cristo.

Medite:  "Eu pratico boas obras não para ser salvo, mas porque sou salvo"

                         
               Pr. Carlos Anselmo
Igreja Evangélica Reviver em Cristo

2 comentários:

  1. Pastor.. show !!

    Resalto a frase:
    "De que vale apenas a palavra amiga, se a mão amiga não atuar em conjunto?"

    Só não gostei dessa foto !! rsrsrss

    forte abraço e fique na paz !

    Alisson Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Sei que os textos que serão postados servirão para o crescimento de muitos, fiquei feliz pelo blog, um grande abraço. valter.

    ResponderExcluir