terça-feira, 26 de outubro de 2010

LIÇÕES BÍBLICAS AOS CANDIDATOS AO BATISMO

O BATISMO NAS ÁGUAS  -  LIÇÃO 1


O batismo é um mandamento bíblico.  O próprio Jesus Cristo deu esta ordenança aos discípulos quando disse:  …fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” ( Mt 28.20 ).  Encontramos em Mt 3.16,17 , Jesus nos dando o exemplo do batismo nas águas.  Há inúmeras referências bíblicas de pessoas convertidas a Cristo sendo batizadas:   João batista batizou várias pessoas:  Eu vos batizei em água; ele porém voz batizará com o Espírito Santo” (Mc 1.8); Filipe batizou o eunuco:  Mandou para o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe quanto o eunuco, e Filipe o batizou”.

I-  Quais as pessoas que podem e devem passar pelo batismo nas águas?
           
1-    Aqueles que recebem, que aceitam e que praticam a Palavra de Deus:

“De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas” ( At 2.41).

“…e disse o eunuco: eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: é lícito, se crês de todo o coração.  E, respondendo ele, disse: creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Somente pessoas convertidas, salvas por Jesus, e que tenham um testemunho digno de um cristão podem ser batizadas.  Muitas pessoas que vinham para serem batizadas por João Batista, ouviam dele:  Produzi, pois, frutos de arrependimento!   Se você quer se batizar, deve provar com o seu testemunho que você é uma nova pessoa, um novo ser, um verdadeiro servo de Deus!!!
O batismo deve ser aplicado a pessoas salvas, e não a fim de salvar os perdidos. Você é um salvo em Jesus Cristo? Você crê nele de todo o seu coração?  Você recebeu a palavra de Cristo em seu coração e procura obedecê-la?   Se você respondeu afirmativamente a todas estas perguntas, então nada o impede de ser batizado!  Peça o seu batismo e aguarde ansiosamente por ele!!!


II-  O que simboliza o batismo nas águas?

Ser batizado significa ter sido sepultado juntamente com Cristo. E também significa ter sido ressuscitado por Ele:    “Ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?” ( Rm 6.3 )    Descemos às águas e mergulhamos, simbolizando a descida à sepultura.  E então voltamos à superfície da água e saímos, simbolizando a ressurreição dentre os mortos.  Espiritualmente falando, isso fala de nossa união com Cristo, em sua morte e ressurreição.   Ao descermos às águas, estamos sepultando a nossa velha natureza, o nosso velho homem.  Sepultamos nossas paixões carnais, nossos vícios, nossas emoções descontroladas; enfim, sepultamos o nosso antigo viver.    Em resumo, um velho homem desce às águas;  um novo homem ressurge delas!!!



III-  Os resultados do batismo na vida do servo de Deus.

O batismo deve resultar em uma nova maneira de andar, em santidade e desenvolvimento espiritual.    O cristão deve andar em novidade de vida.  Deve fazer com que as pessoas à sua volta reconheçam que ele é um fiel servo de Deus.  “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus… e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos…” ( Rm 12.1,2 ).     Leia e pratique o que Paulo deixou registrado em Rm 6.4:  “De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Jesus Cristo nos salvou para fazer de nós algo diferente do que somos hoje. Ele está sempre querendo mudar algo em nós: “vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”, disse Jesus aos discípulos.  Deixe que Deus mude a sua vida. Entregue-se a Ele de corpo e alma.  Viva para Deus!!!
Pense bem, se nós, através do batismo somos, sepultados com Cristo, isto quer dizer que estamos mortos para as coisas deste mundo.  Estamos libertos!  Precisamos exercer esta liberdade!  Um morto não participa mais das coisas que os vivos ainda participam!!!

                                               Pr. Carlos Anselmo