quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LIÇÕES BÍBLICAS AOS CANDIDATOS AO BATISMO


FAZENDO A OBRA DE DEUS - LIÇÃO 3

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
                                                                                                        
1Coríntios 15:58

INTRODUÇÃO

Fomos chamados à salvação em Cristo Jesus.  Hoje, mediante a fé em Jesus, podemos dizer que estamos salvos. Antes éramos escravos do pecado; hoje, somos libertos por Cristo, pois conhecemos a verdade, que é a Palavra de Deus.
                  E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. ( Jo 8.32 )
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.  ( Jo 8.36 )

Como você pode perceber, primeiro Deus nos chama à salvação, e depois?  O que devemos fazer agora?  Devemos simplesmente ir à igreja nos dias de culto?  Devemos apenas ficar sentados nos bancos da igreja, adorando a Deus?   Não!  Não foi somente para isso que Deus te tirou das trevas para a sua maravilhosa luz!  Deus te chamou para trabalhar em sua seara:

Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros.  Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara. Mateus 9:37,38


CHAMADOS PARA TRABALHAR.
Jesus chamou, a princípio, doze discípulos.  Para que os chamou?  Chamou-os para trabalharem na obra de Deus:
                  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. ( Mateus 4:19 )

                Assim como você foi alcançado por Jesus, muitas outras pessoas necessitam também ser alcançadas.  Elas serão alcançadas mediante o seu trabalho:  testificando, convidando-as para os cultos da sua igreja, visitando-as, pregando para elas, etc.   Não se acomode! Deus não te chamou para esquentar bancos na igreja. Deus te chamou para TRABALHAR PARA ELE!!!   Um dos maiores pregadores da história, Guilherme Carey, deixou-nos a seguinte frase: 

Fazei grandes coisas para Deus, e esperai grandes coisas de Deus!
Você foi chamado para ganhar outras pessoas para Jesus!  Esta é a principal missão da igreja:  EVANGELIZAR.     Há uma belíssima definição do termo “evangelismo”, que é a seguinte:    Evangelizar é um mendigo dizer a outro mendigo onde encontrar alimento.   Deus quer que você, que já encontrou o alimento espiritual, oriente outras pessoas a encontrá-lo também. 

CAPACITADOS PARA TRABALHAR

Como já vimos,  o mesmo Deus que chamou você à Salvação também te chamou para trabalhar para Ele em uma grande obra de resgate espiritrual.  Mas como desempenhar bem o trabalho do Senhor?   Não se preocupe, pois à medida em que você vai se esforçando, Deus vai te capacitando  ( leiamos Josué 1.1-9 ).  A partir de agora, mais do que nunca, a Bíblia Sagrada deve ser lida, estudada, bebida, comida por você.  Ela te dará condições de realizar a grande obra que Deus te confiou. Lembra-se de Moisés?  Este homem resgatou três milhões de pessoas das garras de Faraó, da escravidão do Egito.  Como conseguiu isso?  Obedeceu o mandado de Deus, e foi capacitado pelo próprio Deus!!!  Siga o exemplo de Moisés!  Entre diante dos Faraós desta vida, e você experimentará o poder de Deus agindo através de você!!!

CREDENCIADOS PARA TRABALHAR

Você, que agora é servo (a) de Deus, está investido de autoridade para realizar a obra de Deus.  Da mesma forma que Jesus credenciou os discípulos, ele credencia você:

  E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado; estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão  demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
( Marcos 15.15-17 )

Saiba que aonde você chegar, chegou um representante de Deus.  Revista-se da autoridade de Deus  ( Ef 6.10ss).  Você é um embaixador de Cristo, porte-se como tal.  Deus fará com que as pessoas reconheçam você como um arauto dele.  Agora, meu irmão, diga para Deus o que Isaías disse:  Eis-me aqui, envia-me a mim”.

ENVIADOS PARA TRABALHAR.

Chegamos ao último ponto da nossa terceira lição.  Como você pode ver, Deus primeiro nos chama, depois capacita, credencia e, por último, envia.  A Bíblia nos diz que somos enviados como ovelhas no meio de lobos:  Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas ( Mt 10.16 ).    Podemos enfrentar situações difíceis: 
 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus  ( Atos 21:13 ).
Entretanto, não deixe que nenhuma dessas situações desanime você.  Saiba que você jamais estará sozinho, pois há uma promessa feita pelo Senhor Jesus Cristo, que diz:    
… e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!  ( Mt 28.20 )

Aonde você for, Cristo estará com você; os anjos de Deus estarão acampados ao teu redor, mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, e tu não serás atingido. Confie em Deus, sirva a Deus, ame a Deus com todas as tuas forças!!!

QUE DEUS TE ABENÇOE, SEMPRE!

                                                                      Pr. Carlos Anselmo