segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DEMONOLOGIA BÍBLICA

              O objetivo deste estudo é dar esclarecimentos bíblicos, simples e objetivos quanto à questão da possessão demoníaca.  Jesus não nos mandou sair por aí procurando espíritos malignos para expulsarmos, mas nos mandou a pregar o Evangelho a toda criatura. Entretanto, quando um ou mais demônios se manifestam, o que temos a fazer é expulsá-los. Portanto, não dialogue com eles, não os entreviste, não faça show! Apenas expulse-os na autoridade do nome de Jesus Cristo. 

Considerações Iniciais

1-      A origem dos demônios    Ap 12.4 .
2-      Os demônios executam a vontade de Satanás.
3-      O poder dos demônios é inferior ao de Satanás.
4-      Satanás não possui ( incorpora ) ninguém , a não ser por uma exceção notável.

A única passagem bíblica em que Satanás possui alguém literalmente está registrada em Lc 22.2,3.   Em At 5.1-11 o que houve não foi um caso de possessão demoníaca, mas sim um caso de ganância, dinheiro, mentira.  Satanás encheu o coração de Ananias e Safira, mas não os possuiu.

Obras atribuídas a Satanás.

1-      Roubar, matar e destruir    Mt 10.10 .
2-      Ele é o agente da tentação    Mc 1.13 .
3-      Ele quer alcançar vantagem sobre o cristão    1 Co 2.11 .
4-      Ele quer instigar desobediência no povo de Deus    I Cr 21.1 .
5-      Ele quer afligir com doenças    Jó 2.7 .

Possessão Demoníaca.

A possessão demoníaca é a influência de seres espirituais malignos controlando a alma humana.  Quando isso ocorre, diz-se que a pessoa está endemoninhada.  Esses seres têm o poder de habitar em seres humanos e também em animais    Mt 8.32 .

Eis alguns exemplos de pessoas endemoninhadas:

1-  Um endemoninhado na sinagoga    Mc 1.21-28  ;  Lc 4.31-37 .
2-      O endemoninhado cego e mudo      Mt 12.22  ;   Lc 11.14 .
3-      Os endemoninhados gadarenos    Mt 8.28-34  ;  Mc 5.1-20 .
4-      Um endemoninhado mudo    Mt 9.32-34 .
5-      A filha da siro-fenícia    Mt 15.21-28  ;  Mc 7.24-30 .
6-      O menino epiléptico    Mt 17.14-21  ;  Mc 9.14-29  ;  Lc 9.37-43 .
7-      A mulher paralítica    Lc 13.11-16 .

Sintomas de possessão demoníaca.

1-      Mente dominada    A pessoa não responde por seus atos.
2-      Corpo fora de controle    A pessoa corta-se, queima-se, etc.
3-      Perda de personalidade    mudança de voz, aparência, gestos, etc.

Será que existe a possibilidade de um cristão ser possuído por um demônio ?

                     Possessão   =    controle total..
                     Opressão    =    estar sob pressão.
 Se uma pessoa que se diz cristão chegar a ser possuído por um demônio, há duas hipóteses a considerar:
1-      Nunca foi realmente um salvo, lavado e remido no sangue do cordeiro.
2-      Os sintomas apresentados não são de possessão.

Pecado  e  possessão.
           
O pecado é fruto da carne, não pode ser expulso.  Muitas pessoas vivem dando desculpas para amenizar a responsabilidade daquele que leva uma vida pecaminosa.  Quem nunca ouviu a afirmação:  Não é ele que faz, mas aquilo que está nele!!!   O pecado deve ser confessado e deixado, pois só assim a pessoa alcança misericórdia.  Uma pessoa que leva uma vida de adultério, por exemplo, tem é que tomar vergonha e ter um mínimo de moral  a apresentar às pessoas à sua volta!!!

Doença e possessão.

Os demônios têm poder para levar doenças às pessoas, entretanto não se deve atribuir as doenças a Satanás ou aos demônios indiscriminadamente.   Hoje em dia os demônios têm tomado uma grande parte do tempo de muitos cultos.  São invocados, entrevistados e participam de muitas encenações, como se fossem atores de peças teatrais.  Qualquer dorzinha, qualquer mal-estar é o diabo que está provocando.  Será que realmente há o espírito de surdez, o espírito de tuberculose, espírito de dor de cabeça e até espírito de unha encravada???

Epilepsia e possessão.

A epilepsia é uma doença de origem nervosa, caracterizada, entre outros sintomas, por ataques súbitos e rápidos.    A possessão demoníaca pode provocar sintomas parecidos com os sintomas da epilepsia, porém não se deve diagnosticar  todo caso de epilepsia como um caso de possessão demoníaca.   Há em nossas igrejas muitíssimos servos de Deus, comprados pelo sangue do cordeiro, fiéis a Deus, que são doentes, ou seja, sofrem de ataque epiléptico.    Muitos deles já foram feridos amargamente porque foram acusados de estarem possuídos por demônios.  Devemos ter discernimento espiritual para  saber  quando é doença ou quando são sintomas provocados por casos de possessão.   Cuidado para não acusar injusta e falsamente um servo de Deus.  A Bíblia diz que um irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade com muralhas fortes!!!

Loucura e Possessão.

            A loucura é o estado de uma pessoa que perdeu a razão.  Um louco não consegue raciocinar e agir corretamente.  Há casos registrados na Bíblia em que alguém que estava possesso agia como se estivesse louco, Lc 8.26-39.   Todavia, a loucura, em muitíssimos casos, não é efeito de possessão demoníaca, mas sim efeito dos problemas do dia a dia        ( agitação, stress, trânsito, problemas de saúde, etc. ).

Como agir em casos de possessão.

1.      Não entre em luta com o endemoninhado;
2.      Não estabeleça diálogo com o espírito maligno;
3.      Não fique cantando corinhos para ver se o demônio sai;
4.      Não fique gritando no ouvido do endemoninhado;
5.      Não force a cabeça do endemoninhado para trás;
6.      Fique atento e não deixe a pessoa se ferir;
7.      Ore com os olhos abertos;
8.      Ordene ao demônio que saia;
9.      Depois de liberto, deixe a pessoa descansar.

                                       Pr. Carlos Anselmo

20 comentários:

  1. MEU QUERIDO PR. ANSELMO, EU FICO FELIZ EM PODER LER ESTE ESTUDO REALMENTE BÍBLICO. CREIO QUE REALMENTE UM CRISTÃO VERDADEIRO NÃO FICA ENDEMONINHADO.

    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Pr.Anselmo, ao ler o seu artigo, algumas perguntas me surgiram na memoria :
    1- Porque em todo Antigo testamento , que é tão grande , não há nenhuma possessão demoniaca, e no Novo testamento há tantas ? não seria uma questão cultural ? não seria uma influencia da cultura greco-romana que acreditava que as doenças internas eram provocadas por daimons ( deuses , divindades ) ?
    2- Por que um paralitico não era considerado um endemoninhado ?
    3- Por que a lepra não era causada por demonios ( daimons ) ?
    4- Não estaria o Senhor confundindo a experiencia dentro da Igreja , onde pessoas apresentam desajustes psicobiofisiologicos com a pseudo-interpretação da ação dos daimons no Novo Testamento. Epoca essa que a falta de conhecimentos cientificos , levavam as pessoas a acreditarem que as doenças INTERNAS eram causadas por seres invesiveis ?
    Sinto que os textos biblicos citados pelo Senhor não estão sendo analisados contextualmente.
    Um grande abraço!

    Wilson Rodrigues - thevegetarianforever@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta> Amigo quem te disse que no Antigo ts não teve posseção demoniaca, O Rei Saul ficava posseço e pelo louvor de Davi era espulço. O antigo testamento e a sombra do novo Testamento.

      Excluir
    2. concordo com o irmao acima. e outra coisa nao compare a biblico com a ciencia . biblia e biblia ciencia e ciencia. e nao tenta chamar a biblia de atrasado.ok

      Excluir
    3. Sr Wilson... Adorei seu comentário e devo concordar com vc. E esse anônimo louco é ou o próprio dono da página ou alguém muito perto, que nao tem coragem de se mostrar e comenta duas vezes, fingindo ser duas pessoas.

      Excluir
    4. tudo que sei é que não vivi no vélho testamento,mas estou vivendo agóra e contemplando óbras do diabo e seus anjos,sera que este senhor que diz que são meramente atos psicobiofisiologicos,ou não vive em nósso mundo,ou ja esta no dominio dos propios demonios que os usa para não enxergar a verdade,porque eles trabalham mesmo com este intuito,de confundir e fazer com que não acreditem neles.ninguen esta em maior perigo se não aqueles que não creem na existencia do diabo e seus ajos(demonios caidos)eles existem apocalipse 12:7 a12.e quéro aqui rasgar o véu da siceridade e abrir a cortina da verdade;hoje em dia quem não sérve a Deus dirétamente,indirétamente esta a merce do diabo e seus anjos!

      Excluir
    5. Mas o caso do Rei Saul não era possessão, e sim opressão demoníaca, possessão é quando o espírito maligno controla corpo,mente, alma e espírito da vítima.

      Excluir
    6. errado irmão,não era opressão não e sim possessão
      1 Samuel 16:23
      E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

      E JESUS DISSE
      OSÉIAS 4:6
      E O MEU POVO FOI DESTRUÍDO,POR QUE LHE FALTOU O CONHECIMENTO.
      JOÃO 5:39
      Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

      Excluir
  3. Vim visitar seu blog, desejar de todo o coração que continue a ser uma benção, e que se deixe usar pelo Grande Mestre.E ao mesmo tempo desejar um natal feliz, também convidar você a fazer parte de meus amigos no blog, "A Verdade Que Liberta", unidos em Cristo somos uma verdadeira muralha contra qualquer calamidade, espero por sua visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. eu acho que estamos numa epoca que o diabo e os demonios estao a trabalhar como nunca, diz o apocalipse 12/12b e diz a biblia o mundo jaz na mao do maligno, paulo disse q estamos travar gurra espiritual, nisto eu creio q a razao de muuitos males , doencas, problemas etc. vem do diabo e demonios. sei q nem tudo e diabo ou demonios mas nos 100%, 90% eles sao causadores. se o mundo jaz no maligno e ele e o principe deste mundo e ele e q esta governar o mundo pecador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que vesse este video
      http://www.youtube.com/watch?v=Cf8jV7EaczA

      Excluir
  5. Que tal incrementar uma postagem sobre o assunto usando esta imagem?

    http://i49.tinypic.com/28v6a80.jpg

    ou esta mais simples

    http://oi48.tinypic.com/2wnus6q.jpg

    existe muito sofrimentos inclusive de pessoas crentes sofrendo em ambos os lados nesta situação.

    Derrepente vc gostaria de fazer uma postagem sobre o assunto ja que postou este acima.
    Ou adicionar caso queira.

    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  6. gostei muito mas eu quero saber mais
    sobre um cristao que pode estar endemoninhada.

    ResponderExcluir
  7. Cristão de verdade não tem o demônio nem deve se preocupar com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se der lugar para o diabo fica endemoninhados sim.

      Excluir
  8. Foi ótimo me esclareceu muita coisa.

    ResponderExcluir
  9. Espírito Santo não divide casa com ninguém! Quem O tem, não tem demônio!

    ResponderExcluir
  10. Pastor Anselmo eu adorei esse estudo porque eu sou muito empenhada em estudo de cura e libertação, quanto mas eu estudo mas vontade eu tenho. Obrigando

    ResponderExcluir
  11. Pastor Anselmo eu adorei esse estudo porque eu sou muito empenhada em estudo de cura e libertação, quanto mas eu estudo mas vontade eu tenho. Obrigando

    ResponderExcluir
  12. Pastor por favor se posivel enviar este estudo no meu email ldbaterias@bol.com.br

    ResponderExcluir